Perdão: o remédio da alma.

Olá Damas e Meninas, tudo certinho com vocês?

Na semana passada conversamos um pouquinho sobre a mágoa, um terrível sentimento capaz de consumir nossas energias e o brilho de nossas vidas.

A pessoa que traz mágoa dentro de si pode não perceber, mas perde os melhores traços de sua personalidade, transformando-se em uma pessoa amarga.

Por isso , a importância do perdão.

O que é o perdão?

A definição do dicionário Michaelis online para perdão é a seguinte:

” Remissão de uma culpa, dívida ou pena. 2 Indulgência. 3Desculpa.”

Ou seja , perdoar é deixar quem lhe feriu livre de pagar o preço merecido. Ela errou, causou um dano. Logo, deve pagar pelo que fez. O seu perdão a deixa livre para seguir em frente, sem essa dívida emocional com você.

Ahhhh não!!!! Isso é injusto!!!Ela (e) tem que pagar!!”

O fato de você perdoar não que dizer que a pessoa não esteja livre das consequências do que fez. Pode ter certeza, tudo o que fazemos um dia volta para nós. Tudo o que plantamos um dia colhemos, quer seja o bem, quer seja o mau.

Perdoar  não significa dizer que você tenha a obrigação de ser melhor amiga da pessoa ou confidenciar toda a sua vida a ela… até porque, reconstruir a confiança não é algo tão simples assim…

O perdão é essencial para que você seja livre. Para que você não carregue um fardo que não é seu. Afinal, quando você traz dentro de si  a mágoa, é você quem está sendo punida ( ou melhor, você mesma coloca-se em um processo infinito de autopunição). Você precisa perdoar porque você também precisa ser livre.

girls-1107329_1920

Já ouvi muitas pessoas dizendo por aí que quando a pessoa realmente perdoa,  esquece do que aconteceu…Não creio que isso seja totalmente verdadeiro, pelo menos para nós, seres humanos.

Um dos melhores cometários que ouvi sobre o perdão diz assim: ” Perdoar não é esquecer, isso é amnésia! Perdoar é lembrar sem sentir dor, sem sofrer ou reviver o sofrimento …”

Ou seja, quando perdoamos alguém  não vamos, de fato, esquecer o que aconteceu. A diferença é que olhar para a pessoa que nos feriu ou lembrar da situação não nos trará mais dor ou sofrimento. Não voltaremos a reviver todas as dores daquele momento infeliz todas as vezes que a lembrança vier em nossa mente. Isso é perdoar, é seguir em frente, sem ser escravo do passado.

O perdão é a chave para que você seja livre da mágoa, para que possa seguir sua vida.

Não importa o mal que você tenha recebido. Você precisa perdoar porque você merece seguir em frente.

Na próxima semana vamos conversar sobre o que fazer para perdoar …

Um superbeijo.

Anúncios

2 comentários sobre “Perdão: o remédio da alma.

  1. Pingback: Ingratidão – Como lidar com essa dor | Damas & Meninas

  2. Pingback: Como perdoar | Damas & Meninas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s