Como perdoar

Olá Damas e Meninas, como vocês estão?

Prosseguindo o assunto das últimas semanas, hoje vamos conversar sobre como conseguir perdoar alguém…

A dor e a os danos emocionais causados quando alguém nos decepciona, quando trai nossa confiança são imensuráveis…a ferida parece ser eterna…às vezes, parece cicatrizar, mas, de repente, de uma hora para outra,  volta a sangrar; mexe com  nossas emoções de tal forma que parece impossível prosseguir…Não adianta! A única forma de ser livre da dor causada por uma mágoa é através do perdão. Mas como perdoar quem nos fez tanto mal?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é por que você precisa perdoar. Se você não leu o post anterior sobre o perdão, sugiro que faça agora ( clique aqui). Mas a essência de tudo é : a mágoa faz de você escravo, o perdão  liberta.

woman-570883_1920

Em segundo lugar, você precisa entender que o perdão é uma decisão. Ou seja, não tem nada a ver com “sentir” o momento certo para perdoar. Você deve DECIDIR perdoar quem causou-lhe dano, independente se a pessoa merece ou não. Lembre-se : Você precisa e merece ser livre dessa dor.

A partir do momento em que você conseguir compreender as duas regrinhas citadas anteriormente, você terá condições de tentar entender o (os) motivo (os) que levaram tal pessoa a cometer a injustiça contra você. Essa talvez seja uma das partes mais difíceis, pois, baseados em nossa própria moral, talvez seja difícil aceitar os motivos alheios. Contudo, esforce-se! O fato de você compreender os motivos alheios não significa dizer que você concorda com o que fizeram com você. Também não elimina a culpa do fulano (a). Mas essa atitude irá fazer com que você possa olhar a situação por outro ângulo e irá ajudá-la (lo) a aceitar atitude mental do perdão. Afinal quem sabe você também não agiria da mesma forma se estivesse na condição do outro?

O próximo passo é difícil, mas extremamente necessário: você vai começar a desejar o bem para a pessoa que lhe fez mal. Sim! Exatamente! Você vai mudar a sua forma de olhar para o seu algoz…

E a agora, o principal de tudo: Você vai orar por quem lhe ofendeu. No começo, pode parecer difícil…”Como desejar o bem, e pior, como pedir a Deus o bem quem me fez mal?”

Essa é a forma mais verdadeira para conseguir perdoar. Sabe por quê? Porque Deus é especialista em perdão. Ele é o Único que realmente conhece a sua dor, que entende o seu sofrimento e é o Único que pode lhe dar o dom de perdoar. Pode ser que na primeira, na segunda ou na terceira oração seu coração sangre e os piores sentimentos venham à tona. Tudo bem…pode ficar à vontade com Deus. Ele sabe de tudo que passa aí dentro, mas quer ouvir de seus lábios. Pode falar tudo o que você sente. Deus entende. E quer lhe ajudar.

Experiêcia própria: já passei por situações que jamais pensei que pudesse perdoar e lembrar do assunto sem dor. Mas sim…o milagre aconteceu! Essa é a fórmula! Esse é o segredo!

No começo, orar por quem me ofendeu arrancava lágrimas da minha alma. Mas Deus recolheu essas lágrimas e a lembrança do que aconteceu não traz à tona sentimento nenhum. Ficou no passado. Morto. Enterrado. Esquecido.

Seja forte!

Ore por quem lhe ofendeu.

Perdoe!

Siga em frente.

Você merece ser livre!

 

Superbeijo!

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s