Gente orgulhosa…

Segundo o dicionário Michaelis (Fonte: site da Uol), orgulho é definido como um conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo, um amor-próprio exagerado. Também pode ser entendido como aquilo de que alguém pode orgulhar-se, como a conquista de uma vaga em um vestibular concorrido, por exemplo.

girl-542887_1280

É uma palavra positiva quando usada para demonstrar alegria referente a uma conquista própria ou de outro; quando serve para mostrar ao próximo quão importante é o que ele fez ou consegui.

Por outro lado, o orgulho passa a ter uma conotação negativa quando o “sentimento” orgulho faz com que a pessoa ultrapasse os limites do respeito e da boa convivência.

Não é errado uma pessoa sentir-se feliz e satisfeita com suas conquistas ou por algum resultado positivo que consiga na vida. O problema está no momento em que o indivíduo passa a acreditar que é superior ao seu próximo, dada a sua formação acadêmica, condição social ou financeira, ou quaisquer outros motivos que a leve a esse sentimento de superioridade.

Basicamente, a pessoa orgulhosa é centrada em si mesma. Sim, o sol, a lua, as estrelas e o universo giram em torno dela. Ela precisa diminuir aqueles que estão ao seu redor para que possa sentir-se superior, em um alto pedestal.

De maneira geral, o orgulhoso gosta de para projetar uma imagem de poder, controle de domínio. Tem a necessidade de ter sempre razão e precisa ser bajulado. Exige que as coisas sejam do seu jeito e se alguém o contaria é motivo para criar as piores e mais constrangedoras situações, despejando palavras e até atitudes agressivas.

Contudo, apesar de toda essa aparência de força e segurança, o orgulhoso necessita o tempo todo de autoafirmação. Por não conseguir absorver a ideia de que pode estar está errado, o orgulhoso precisa impor-se, ainda que de forma intimatória.

Na cabeça do orgulhoso, o fato de assumir um erro é sinal de fraqueza, inferioridade. Por isso, dizer a um orgulhoso que ele está errado é, na cabeça dele, agredí-lo com os piores níveis de ofensa.

É o tipo de pessoa que tem seu ego fragilizado, uma baixa autoestima e que usa como mecanismo de defesa uma postura de ataque; exalta-se quando, lá no fundo, não passa de uma pessoa insegura, infeliz consigo mesmo, com seu jeito de ser e agir ou com o rumo que sua vida tomou.

 Como lidar com uma pessoa orgulhosa?

Lidar com uma pessoa orgulhosa não é uma tarefa muito fácil. É preciso entender que trata-se de uma pessoa insegura e que sua arma de defesa é o ataque: muitas vezes menospreza o que os outros são ou fazem para que possa sentir-se melhor ou superior a alguém (ou a todos).

Se você convive com um orgulhoso (a), mostre que sua intenção não é competir, afinal, existe sim um lugar ao sol para aqueles que se dedicam, que fazem o seu melhor onde estão.

Quando se trata do ambiente profissional, é preciso agir com muita sutileza quando o colega é o típico orgulhoso. Isto porquê qualquer palavra mal colocada (ou mal interpretada) poderá ser motivo para criar tensão entre você e orgulhoso. Infelizmente, você deverá ter a consciência de que precisa “pisar em ovos¹” ao lidar com esse tipinho.

Devemos ter em mente que, ainda que seja difícil conviver com esse tipo de pessoa, precisamos superar essas barreiras para o clima não se torne insuportável. Nada pior do que acordar pela manhã e desejar que o dia acabe logo só porque você não gosta de seu trabalho ou por que não se dá bem com um colega…

Se você tem uma amiga(o) com esse defeitinho, quando surgir a oportunidade (pode ter certeza, oportunidades sempre surgem!), tenha uma conversa sincera e ajude essa pessoa. Lembre-se: palavras doces amolecem corações endurecidos! Quem sabe se não é da sua ajuda que essa pessoa está precisando?

Em se tratando de relacionamentos afetivos, uma conversa franca é a melhor saída. Mostre, com muito carinho,  como esse tipo de comportamento pode prejudicar o relacionamento a longo prazo. Estar em um relacionamento em que um dos cônjuges tende a humilhar ou rebaixar o outro pode ser emocionalmente muito nocivo.

A boa notícia é que, quando há boa vontade, uma pessoa pode deixar o orgulho de lado e mudar sim. O primeiro passo é reconhecer esse defeitinho e localizar a causa. A partir daí, é preciso olhar para si mesmo e buscar ver as coisas por um outro ângulo:todos temos defeitos e qualidades, mas ninguém é melhor que ninguém.  Todos temos um valor único! Temos o dever de respeitar o nosso próximo e, naturalmente, merecemos o mesmo respeito também.

Você conhece algum orgulhoso (a)? Como você lida com essa pessoa?

Beijinhos!!!

¹Pisar em ovos:  expressão popular. Significa agir com cautela, com muito cuidado.

Deixe um comentário